Estou preso no elevador: Veja o que fazer nesta situação em seu condomínio!

Estou preso no elevador: Veja o que fazer nesta situação em seu condomínio!

A queda de energia é comum e faz parte de qualquer local. A queda tem se tornado um problema cada vez mais complicado para todos, principalmente para os moradores de condomínios, pois quando ocorrem, os síndicos têm que estar atentos para que as medidas corretas sejam tomadas rapidamente, evitando assim possíveis prejuízos e riscos para os demais moradores no condomínio. Porém, nunca se sabe exatamente quando a energia vai faltar no condomínio, podendo acontecer da energia acabar no exato momento em que você estiver se deslocando a um determinado andar do condomínio, acabando por ficar preso no elevador. Você já enfrentou esse tipo de situação?

Se a resposta for sim, é claro que você sabe exatamente que essa não é uma experiência boa, mas se você nunca ficou preso no elevador, acredite que você passar por essa situação a qualquer momento e, por isso, precisa saber exatamente o que fazer até ser resgatado.

Não são só os claustrofóbicos que ficam aflitos, de modo geral, as pessoas não gostam quando ficam presas no elevador, principalmente quando o mesmo para entre os andares durante o percurso. Dessa forma, criamos algumas dicas para quando você ficar preso no elevador, seja por falta de energia e até mesmo por problemas técnicos. Confira:

Ficou preso no elevador? Veja estas 5 dicas do FlexCondo e saiba como agir até ser resgatado

1. Procure o contato da empresa responsável pela manutenção

Quando você estiver utilizando o elevador, ou se caso já esteja preso no elevador, repare se o equipamento possui, fixado na parede da cabine, uma placa com os números da empresa responsável pela manutenção do equipamento ou edifício.

Caso não encontre esses contatos no elevador, solicite isso imediatamente ao síndico, pois se você ou qualquer outro morador ficar preso no elevador, esses números serão extremamente úteis para o resgate.

2. Não banque o herói

Quando qualquer pessoa fica presa no elevador, a primeira reação é tentar abrir a porta do elevador, o que não é uma ação indicada e correta. Na verdade, essa ação é extremamente perigosa e pode provocar acidentes até mesmo fatais.

Quando você ficar preso no elevador e o mesmo estiver enguiçado, ao contrário de tentar abrir a porta, procure pelo botão que acione o alarme na portaria, um interfone ou até mesmo como citado na dica anterior, pelo telefone da empresa responsável. Caso não tenha nenhuma das opções disponíveis, telefone para algum vizinho ou parente, só não tente fazer com que o elevador funcione, isso pode ser altamente perigoso para quem está preso no elevador.

3. Sem pânico, você NÃO ficará sem oxigênio!

Para os que possuem pavor de ficar preso no elevador e acreditam que ficarão sem oxigênio, não é preciso pensar que você não irá conseguir respirar enquanto estiver preso no elevador, pois os elevadores não são totalmente vedados como algumas pessoas costumam pensar.

Caso você fique preso no elevador com outras pessoas, evite ficar falando muito dentro do elevador, pois apesar dele não ser totalmente fechado, existe uma restrição de ar dentro do equipamento, e se forem muitas pessoas presas no elevador, a falação acabará realmente comprimindo a oxigenação no ambiente do elevador.

4. Chame o corpo de bombeiros e a empresa responsável pela manutenção

O resgate não deverá ser realizado por porteiros ou zeladores, pois estes não estão habilitados para realizar todo o procedimento necessário, principalmente se o elevador estiver parado por problemas técnicos e não apenas a falta de energia.

Quando acontecer um caso de uma ou várias pessoas ficarem presas no elevador, síndicos, funcionários e demais moradores devem chamar o corpo de bombeiros e a empresa responsável, mantendo as pessoas que estiverem presas no elevador sempre informadas até a chegada do resgate. Além disso, é importante que a segurança de quem estiver preso no elevador seja preservada, evitando que possíveis acidentes possam acontecer por falta de conhecimento.

5. Sugira a implantação de uma fonte de energia reserva

Uma outra solução para evitar novos problemas de alguém ficar preso no elevador e até mesmo evitar que o elevador pare durante seus percursos, o síndico tem a opção de implantar uma fonte de energia reserva para quando ocorrer uma queda de energia na região do condomínio os elevadores não pararem entre os andares, evitando que alguém acabe preso no elevador.

Além disso, para também evitar que o elevador pare por problemas técnicos, é essencial que a manutenção do condomínio esteja em dia, e seja realizada regularmente, também evitando que alguém acabe ficando preso no elevador. 

Esperamos que as nossas dicas te ajudem quando passar por essa experiência ruim. Sugira ao seu síndico que utilize a funcionalidade Notificações e Comunicados do FlexCondo para garantir que todos os moradores tenham acesso a essas dicas quando precisarem e deixe a vida condominial mais simples!

post relacionado

0 Comentários

Deixe um comentário